Nossa História Começou Assim...


Em 20 de outubro de 1810 nasceu em Prechacq-Josbaig/Aquitaine/França, Pierre Mayca, genearca de todos os Mayca-Maicá do Brasil.

O jovem Pierre deixou sua Pátria e sua família na longínqua Aquitaine e em 06 de abril de 1836 desembarcou em Montevidéu/Uruguai. A partir do Uruguai veio para o Brasil. 

Cravou suas raízes no Distrito de  Cruz de Pedra/Rosário do Sul/RS, onde casou-se com Joaquina Maria Ribeiro que lhe deu 12 filhos, sendo 7 homens e 5 mulheres.

Sua descendência prosperou e espalhou-se pelo Brasil, parte da Argentina e Uruguai.

Pierre Mayca (Pedro Mayca, no Brasil) ficou conhecido em Rosário do Sul como "Pedro Francês".

Faleceu em 26 de abril de 1906 deixando sua esposa e os doze filhos. Está sepultado no Cemitério de Cruz de Pedra.

Veja sua Ata de Nascimento:



Veja seu comprovante de chegada no Uruguai:





MAYCA  ou  MAICÁ
          Na mesma região francesa encontram-se as duas grafias. Porém, o ancestral Pierre Mayca e seus ancestrais estão registrados com a grafia "Y", portanto, nossa raiz é com "Y".
          No Brasil todos os Maicá ou Maycá existentes, são descendentes deste  ancestral, independente da forma como o nome foi registrado, isso se deve ao aportuguesamento dos nomes estrangeiros, que proporcionou verdadeiros atentados a muitos nomes de família.





8 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ ESCREVÍ E PERDÍ, BEM VIM PRA DIZER MUITO OBRIGADA QUERIDA CECÍLIA MAICÁ
    POR TODAS ESTAS INFORMAÇÕES, AGORA SEI O PORQUE DE ADORAR TANTO TUDO QUE SE RELACIONA À FRANÇA, ADORO E ATÉ CANTO ALGUMAS CANÇÕES EM FRANCES, ADORO DEMAIS O IDIOMA, OS MONUMENTOS, OS MUSEUS, OS CASTELOS, ENFIM TUDO LÁ ME FASCINA, O MEU SONHO MAIOR DESDE MENINA QUANDO AINDA NEM SABIA DA NOSSA RAIZ, É PODER UM DIA CHEGAR PERTO DE LA TOUR EIFFEL, ESTOU MUITO FELIZ EM SABER DA HISTÓRIA DO NOSSO PATRIARCA PIERRE MAYCÁ, É MOTIVO DE ORGULHO PRA MIM, AMO O MEU MAYCÁ !!! BJÃO.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também sou Maicá de Rosário do sul,eu não sabia disto tudo estou fascinado há sim meu nome é Alex Sandro Marques Maicá atualmente resido em Caxias doSul e tenho um amigo que também é Maicá e também de Rosário certa ocasião eu disse a ele somos parentes somos primos e ele tu ta doido não somos não,e na moral somos sim,além de amigos agora comprovado somos parentes e também de outros que eu conheço em Rosário isso é fantástico estou muito feliz por saber disto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico muito feliz por poder proporcionar todas estas informações, por ter resgatado nossa história e fazer com que este resgate nos aproxime e responda nossas dúvidas. Abraços

      Excluir
    2. Entre em contato comigo obrigado

      Excluir
  4. Meu bisavô é Fábio Maycá, casou com Ana Charão, meu avô é Hipólito Charão Maycá, casou com Anita Pinto, todos são de Rosário do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Qual é a origem do nome Maica ou mayca ? Pois vi que pode ser grego ?

    ResponderExcluir