Nossa História Começou Assim...


Em 20 de outubro de 1810 nasceu em Prechacq-Josbaig/Aquitaine/França, Pierre Mayca, genearca de todos os Mayca-Maicá do Brasil.

O jovem Pierre deixou sua Pátria e sua família na longínqua Aquitaine e em 06 de abril de 1836 desembarcou em Montevidéu/Uruguai. A partir do Uruguai veio para o Brasil. 

Cravou suas raízes no Distrito de  Cruz de Pedra/Rosário do Sul/RS, onde casou-se com Joaquina Maria Ribeiro que lhe deu 12 filhos, sendo 7 homens e 5 mulheres.

Sua descendência prosperou e espalhou-se pelo Brasil, parte da Argentina e Uruguai.

Pierre Mayca (Pedro Mayca, no Brasil) ficou conhecido em Rosário do Sul como "Pedro Francês".

Faleceu em 26 de abril de 1906 deixando sua esposa e os doze filhos. Está sepultado no Cemitério de Cruz de Pedra.

Veja sua Ata de Nascimento:



Veja seu comprovante de chegada no Uruguai:





MAYCA  ou  MAICÁ
          Na mesma região francesa encontram-se as duas grafias. Porém, o ancestral Pierre Mayca e seus ancestrais estão registrados com a grafia "Y", portanto, nossa raiz é com "Y".
          No Brasil todos os Maicá ou Maycá existentes, são descendentes deste  ancestral, independente da forma como o nome foi registrado, isso se deve ao aportuguesamento dos nomes estrangeiros, que proporcionou verdadeiros atentados a muitos nomes de família.





8 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ ESCREVÍ E PERDÍ, BEM VIM PRA DIZER MUITO OBRIGADA QUERIDA CECÍLIA MAICÁ
    POR TODAS ESTAS INFORMAÇÕES, AGORA SEI O PORQUE DE ADORAR TANTO TUDO QUE SE RELACIONA À FRANÇA, ADORO E ATÉ CANTO ALGUMAS CANÇÕES EM FRANCES, ADORO DEMAIS O IDIOMA, OS MONUMENTOS, OS MUSEUS, OS CASTELOS, ENFIM TUDO LÁ ME FASCINA, O MEU SONHO MAIOR DESDE MENINA QUANDO AINDA NEM SABIA DA NOSSA RAIZ, É PODER UM DIA CHEGAR PERTO DE LA TOUR EIFFEL, ESTOU MUITO FELIZ EM SABER DA HISTÓRIA DO NOSSO PATRIARCA PIERRE MAYCÁ, É MOTIVO DE ORGULHO PRA MIM, AMO O MEU MAYCÁ !!! BJÃO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo ótimo trabalho! Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Também sou Maicá de Rosário do sul,eu não sabia disto tudo estou fascinado há sim meu nome é Alex Sandro Marques Maicá atualmente resido em Caxias doSul e tenho um amigo que também é Maicá e também de Rosário certa ocasião eu disse a ele somos parentes somos primos e ele tu ta doido não somos não,e na moral somos sim,além de amigos agora comprovado somos parentes e também de outros que eu conheço em Rosário isso é fantástico estou muito feliz por saber disto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico muito feliz por poder proporcionar todas estas informações, por ter resgatado nossa história e fazer com que este resgate nos aproxime e responda nossas dúvidas. Abraços

      Excluir
    2. Entre em contato comigo obrigado

      Excluir
  4. Meu bisavô é Fábio Maycá, casou com Ana Charão, meu avô é Hipólito Charão Maycá, casou com Anita Pinto, todos são de Rosário do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Qual é a origem do nome Maica ou mayca ? Pois vi que pode ser grego ?

    ResponderExcluir